São Paulo
São Paulo
  
São Paulo
São Paulo
  
Telefone
+55 (11) 3328-6022
Email
atendimento@libermac.com.br
Solicite Contato
LOJA VIRTUAL
Libermac > Blog > Automação Comercial > Impressora de código de barras: Qual a importância desse equipamento para o seu negócio?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Impressora de código de barras: Qual a importância desse equipamento para o seu negócio?

A importância do código de barras para o comércio é clara: permite consultas de preço, unifica a identificação do produto, facilita o trabalho do caixa, entre outros.

Mas você sabia que usando uma impressora de código de barras é possível agilizar e automatizar diversos procedimentos internos?

Veja neste post o que é e qual a importância de ter uma impressora de código de barras no seu negócio, independente do seu ramo de atuação. Confira.

O que é código de barras e qual a sua importância?

O código de barras é a representação gráfica linear de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto ou serviço. Ele deve ser único e funciona como um RG do produto.

Atualmente, a maioria dos produtos já vem com um código de barras do fabricante, o que traz diversas vantagens para a automação dos processos de uma empresa, principalmente no que diz respeito ao comércio.

No entanto, o código de barras também pode ser utilizado para agilizar e automatizar processos, como controle de estoque, fabricação, logística, PDV’s, entre outros. Nesse caso é necessário ter uma impressora de código de barras, que proporciona mais organização e melhoria das atividades internas e administrativas.

O que é uma impressora de código de barras?

É um equipamento versátil, capaz de imprimir etiquetas de código de barras através da leitura de softwares específicos para este fim. Além dos códigos de barra, alguns modelos são capazes de imprimir textos, gráficos, logos personalizados e até códigos bidimensionais 2D – QR Code.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, de diversos tamanhos para atender diferentes necessidades e demandas. Podem fazer dois tipos de impressão: térmica direta e transferência térmica.

No primeiro, a cabeça de impressão aquece o papel e nos locais por onde o calor passa a folha escurece, produzindo a imagem. No segundo, a impressora utiliza o Ribbon, uma espécie de fita onde fica armazenada a tinta que será transferida para o papel. Algumas impressoras podem imprimir das duas formas, como a ARGOX GC 420.

As impressoras de código de barras são comumente usadas no varejo, atacado, repartições públicas, setores da saúde, fabricação, transporte, logística e outros para a identificação e precificação de produtos.

Qual a importância da impressora de código de barras no meu negócio?

Esse tipo de impressora possibilita criar um código de barras para cada produto ou serviço oferecido pela sua empresa, integrando, agilizando e automatizando os diferentes processos e tarefas diárias, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

Com todos os produtos e serviços com etiquetas de código de barras é muito mais fácil gerenciar o estoque, fluxo de caixa, rastrear encomendas, entre outras tarefas.

Além disso, a geração de códigos de barra na sua empresa aumenta a segurança na coleta de informações e minimiza possíveis erros.

No entanto, não adianta ter apenas a impressora de código de barras. Para que haja a integração de todo o processo, é necessário contar com leitores e softwares que possam ler essas informações, decodificá-las e transformá-las em dados usáveis na gestão.

Você já conhecia a impressora de código de barras? Sabia das vantagens que ela pode trazer para otimização dos processos da sua empresa? Tem alguma dúvida sobre esse equipamento? Deixe o seu comentário!

 

About the author

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA FANPAGE

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×