São Paulo
São Paulo
  
São Paulo
São Paulo
  
Telefone
+55 (11) 3328-6022
Solicite Contato

Automação: 5 motivos para ela ser tão importante para sua empresa

Libermac > Blog > Automação Comercial > Automação: 5 motivos para ela ser tão importante para sua empresa
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Imagine um negócio que faz todos os controles manualmente, seja de entrada ou saída, de vendas ou precificação. Todos os processos são realizados sem importantes ferramentas de automação e gestão. A chance de cometer erros e ter problemas no caixa da empresa é muito maior, pois o controle é menos eficiente.  

Se seu comércio ainda não implantou a automação, confira alguns motivos que vão te convencer de que essa hora chegou.  

1. A automação torna os processos mais rápidos

Você está realizando uma venda, mas precisa digitar cada um dos itens que o cliente está levando manualmente, outros clientes começam a formar uma fila para realizar o pagamento. Qualquer demora ao buscar o preço do item pode tornar todo o processo ainda mais lento e levar inclusive alguns clientes a desistirem da compra.

A automação comercial torna esse e outros processos mais rápidos. Por exemplo a implantação de um caixa baseado em computador, com leitor de código de barras e Pin-pads, torna o processo de finalização de vendas muita mais simples.

2. Diminui a possibilidade de erros em vendas

Um dos principais problemas de comércios que utilizam processos manuais é a maior probabilidade de erros ao consultar o valor de produtos. Seja no que se refere aos preços ou ainda no controle de vendas, a possibilidade de erros em sistemas manuais é muito maior do que em um sistema automatizado. Isso não acontece por culpa dos funcionários, mas sim pela falta de suporte para tornar o processo mais seguro.

3. Amplia o controle sobre estoque

O controle de estoque é extremamente difícil quando não existe um sistema automatizado que monitore todas as entradas e saídas. Nessas situações, fica quase impossível ter acesso ao estoque, controlar o melhor momento para fazer pedidos e dar respostas rápidas ao cliente, principalmente sobre a disponibilidade de produtos. Ao realizar a automação do sistema, fica mais fácil e mais rápido verificar as demandas.  

4. Possibilita mais controle sobre o fluxo de caixa

Ao final de cada dia de trabalho, é preciso fazer o fechamento do caixa. Isso ajuda a ter um melhor controle sobre as vendas e conferir os recebimentos. Porém, quando não existe um sistema automatizado, esse processo é totalmente manual e não há base para conferência e verificação da exatidão das informações. Com a implantação de um sistema de caixa, é possível ter controle preciso, assim como emitir relatórios diários, semanais e mensais.  

5. Facilita a realização de balanços

O balanço é uma importante ferramenta para verificar o estoque e conferir as entradas e saídas do comércio. Porém, quando se trata de processos manuais, eles podem conter erros, seja na contagem final ou ainda na conferência com as notas de entrada de produtos. Com a automação de processos, os balanços são mais eficientes e é possível detectar problemas no estoque imediatamente.  

A automação é uma importante aliada para o comércio porque ela torna o fluxo de trabalho mais ágil e eficiente, além de minimizar possíveis erros. Se você ainda não iniciou a automação do seu negócio, está na hora de começar a realizar as mudanças e deixá-lo mais competitivo.

Dúvidas? Deixe o seu comentário nos espaços abaixo e aproveite para conhecer alguns equipamentos para a automação comercial.

About the author

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA FANPAGE

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×