São Paulo
São Paulo
  
São Paulo
São Paulo
  
Telefone
+55 (11) 3328-6022
Solicite Contato

Terminal de consulta é obrigatórios por lei? Por que preciso ter?

Libermac > Blog > Automação Comercial > Terminal de consulta é obrigatórios por lei? Por que preciso ter?
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A automação do sistema de vendas é fundamental. Ela engloba diferentes aspectos dos processos de um comércio, dentre eles a instalação de terminais de consulta.

Os terminais de consulta são práticos, eficientes e facilitam a busca do cliente pelo preço do produto. Porém, sua necessidade vai além de melhorar a vida de clientes e vendedores: faz parte da lei. Entenda:

Obrigatoriedade por lei

Em vigor desde 2006, o Decreto n. 5.903, de 20 de dezembro que regulamenta a Lei nº 10.962, de 11 de outubro de 2004, estabelece a obrigatoriedade dos terminais de consulta de preços em estabelecimentos que possuam produtos com código de barras. A lei prevê que o cliente não deve se deslocar mais que 15m para ter acesso a um deles e isso também se aplica para lojas grandes como supermercados, livrarias, etc. Além disso, eles devem ter identificação que facilite sua localização.

A escolha do melhor terminal de consulta para seu comércio

Existem diferentes tipos de terminais e cada um deles é mais indicado para um tipo específico de estabelecimento comercial.  

Em alguns casos, os modelos mais simples ajudam a suprir a necessidade do comércio – neles é possível visualizar o preço e a descrição básica do produto. Esse tipo de terminal é indicado para locais que precisam de um número maior de terminais, pois tem um custo mais baixo.

Alguns modelos, como o Tanca VP-240W, funcionam com interface Enthernet e WiFi opcional, e o TC 300 da Gertec funciona com rede WiFi.  

Os terminais mais tecnológicos possuem uma interface interativa com tela touch screem que pode transmitir vídeos ou imagens dos produtos. Vai além de um terminal de consulta, atuando como uma ferramenta de publicidade. O modelo TC 506 Mídia da Gertec é um dos mais modernos desse segmento, ele pode ser conectado via USB, WiFi ou ainda pelo sistema Enthernet.

Atualização imediata de preços

Ao realizar promoções, ou mesmo promover desconto sobre algum produto, é preciso atualizar os preços manualmente, um por um. Caso algum deles fique sem a mudança, problemas com clientes ao passarem pelo caixa podem acontecer. Com a instalação de terminal de consulta, ao lançar o preço no sistema, ele será atualizado instantaneamente. Dessa forma, ficará mais fácil identificar o preço correto do produto – tanto para o cliente como para o funcionário do caixa.  

Mais autonomia para o cliente

O fluxo de clientes em alguns horários do dia é muito alto e, na maioria das vezes, não é possível ter funcionários para atender a todos. Por isso, é preciso dar mais autonomia ao cliente, para que ele consiga escolher os produtos com segurança.

Um dos maiores problemas em lojas é que os preços podem não estar corretamente posicionado próximo ao produto, gerando dúvidas sobre o valor. O terminal de consulta é uma importante ferramenta para garantir que o cliente tenha acesso aos preços de maneira simples e independente.  

A utilização de terminal de consulta é uma forma de melhorar o atendimento ao cliente. Dúvidas? Deixe o seu comentário nos espaços abaixo e aproveite para conhecer outros equipamentos para a automação comercial.

 

About the author

Comentários no Facebook

CURTA NOSSA FANPAGE

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×